Entenda os benefícios da leitura e escrita

Apesar de ainda ser considerada tabu, a saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço nas conversas entre as pessoas. A pandemia da covid-19 nos despertou para um fato importante: ao sermos obrigados a cumprir o isolamento social para evitar problemas de saúde física, descobrimos a importância de também olhar para a saúde mental e manter o nosso cérebro saudável, pois uma interfere na outra e ambas são responsáveis por nos proporcionar bem-estar.

Outra pauta que está bastante em alta nos últimos anos é o autocuidado, que diz respeito a práticas que podem ajudar uma pessoa a cuidar melhor de si mesma por meio de hábitos cultivados no dia a dia. A leitura e a escrita certamente são dois deles, pois trazem diversos benefícios para o ser humano. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, seis minutos diários de leitura são capazes de aliviar o estresse e as tensões acumuladas.

Descubra abaixo mais sobre os benefícios da leitura e escrita:

Estimulam o cérebro

A leitura e a escrita são atividades estimulantes para o cérebro humano, pois exercitam o raciocínio, a memória, a concentração e a reflexão, além de desenvolverem o senso crítico. Esses são benefícios que valem ouro, pois essas práticas cuidam da saúde de um órgão superimportante para que consigamos cultivar uma vida saudável e feliz.

São atividades complementares

Leitura e escrita estão diretamente conectadas. Afinal, o conhecimento adquirido com uma pode ser usado na outra de maneira complementar. Ao ler livros, por exemplo, você amplia o seu vocabulário, o que pode ser aplicado para a escrita de textos, além de aprender novas maneiras de se expressar por meio das palavras escritas.

Têm valor terapêutico

Psicólogos usam as ferramentas de leitura e escrita para estimular pacientes a dedicarem um tempo para relaxar e cultivar hobbies, além de aplicá-las em atividades que possam ajudar as pessoas em seus processos terapêuticos. Livros de temas específicos podem auxiliar uma pessoa a compreender melhor seus sentimentos e problemas, assim como a escrita pode ajudar a organizar os pensamentos e funcionar como uma ferramenta de desabafo.
Aqui vale até mesmo escrever um diário. Estudos apontam que o hábito de registrar padrões de comportamento, fracassos e conquistas aumenta a autoestima e a motivação, além de promover a autoconfiança. É que, se as circunstâncias atuais parecerem intransponíveis, você poderá olhar para trás por meio da leitura, constatar dilemas já solucionados e ter ideias para resolver os conflitos do presente. Também é válido ressaltar que, essas práticas não dispensam tratamentos com psicólogos, psiquiatras ou qualquer outro profissional da área. Inclusive, em muitos casos, especialistas devem ser procurados.

Previnem doenças

Leitura e escrita auxiliam na prevenção de doenças neurodegenerativas que podem afetar pessoas de qualquer idade. Com o passar do tempo, nosso corpo se torna menos capaz de criar neurônios. Contudo, doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson aceleram esse processo. Como não têm cura, a saída é a prevenção, e a leitura e a escrita são ótimas aliadas para evitá-las, pois aumentam as conexões neurais.

Melhoram a capacidade de resolução de problemas

Ao ler e entrar em contato com diferentes histórias e personagens, você tem a oportunidade de ganhar novas inspirações e olhares para a vida. Quando escreve, é possível organizar melhor os pensamentos e sentimentos que vêm à tona, isso pode ajudar a entender melhor o que está se passando. Com todo esse repertório de ideias, as pessoas descobrem novas e melhores formas de resolver seus problemas. Faça o teste: quando sentir insegurança, tristeza e/ou confusão, escreva! Assim, você terá acesso ao seu mundo interior e isso pode ajudar a compreender as suas emoções para lidar melhor com cada uma.

Agora que você sabe os principais os benefícios da leitura e escrita para a saúde mental, que tal começar? Essas práticas podem ser introduzidas facilmente na rotina e só envolvem vantagens. Busque referências de leitores assíduos e escritores para começar a sua jornada, seja em sites, seja em aplicativos, livros físicos, clubes de leitura. O mais importante é dar início a esse processo tão benéfico.

*Por William Costa, fundador da App Universo, rede social para amantes de literatura.

Outras matérias