A leitura pode te ajudar a combater depressão e ansiedade! Veja dicas

Depressão e ansiedade são transtornos que merecem atenção e precisam de tratamento. Por isso, realizar consultas com especialistas e fazer terapia, por exemplo, são atitudes essenciais. Mas você sabia que ler livros também pode ajudar a combater esse problema?

Sim, isso mesmo! A leitura pode funcionar como uma ferramenta importante para o tratamento de ambas as doenças, pois possui função terapêutica e pode ajudar a reduzir os sintomas. Não à toa, a leitura foi um recurso bastante usado pelas pessoas durante o período de isolamento social para manter a mente saudável.

Mas como fazer isso? Veja a seguir algumas dicas de William Costa, fundador de uma rede social ligada ao universo dos livros:

Torne a leitura um hábito

Às vezes, é difícil encontrar um tempo por dia ler… No entanto, a leitura de poucas páginas todos os dias já pode fazer maravilhas pela sua saúde mental, sabia? Entre as vantagens de ler um livro estão: o estímulo de emoções, o alívio de angústias pessoais, o exercício da empatia através da identificação com personagens, além da ajuda para enxergar a vida de novas maneiras.

Quando o assunto é depressão e ansiedade, esse hábito ajuda a diminuir os níveis de hormônio de estresse no corpo, o que desacelera o ritmo dos pensamentos e da respiração, proporcionando um estado de calma. Legal, né?

Não quer ler sozinho? Crie um Clube do Livro

Criar um Clube do Livro, seja ele presencial ou online, é uma ótima alternativa para pessoas que não gostam de ler sozinhas. Assim, você vai ter com quem conversar sobre as obras e histórias.

Para quem enfrenta a depressão e ansiedade, estar com boas companhias pode ser ótimo para trocar experiências pessoais sobre o assunto, formando uma verdadeira rede de apoio. Vocês ainda podem ajudar uns aos outros para que o hábito não seja deixado de lado, especialmente no início do processo.

Por William Costa, fundador da App Universo, rede social para amantes de livros.

Outras matérias