Aplicativo brasileiro para escritores ou leitores tem meta de reunir 2 milhões de usuários

Dar opinião nos textos do outros, receber feedback de escritores para o seu trabalho, entender como publicar um livro – e até ganhar dinheiro com isso –, ou apenas expor a paixão pela leitura. Em 2023, se Machado de Assis ou Clarice Lispector fossem vivos, poderiam dividir inspirações e devaneios no Universo Literature Generator, aplicativo brasileiro de escrita e leitura. Disponível gratuitamente, a rede social permite que os usuários publiquem pequenos textos ou imagens, com limitação de caracteres parecida com a do Twitter, mas com o diferencial de ser focado em tópicos literários. “Eu percebi que havia uma carência de redes sociais de nicho”, explica o idealizador William Costa.

No Universo, os usuários podem selecionar gêneros textuais para acessar publicações de maneira específica. Quando o aplicativo foi criado, em setembro de 2022, o médico mineiro procurava tornar os processos criativos para escritores e leitores menos solitários, mas novas funções vêm sendo desenvolvidas para concorrer com gigantes do mercado on-line, como a Amazon.

A caminho da meta de 2 milhões de usuários e meio milhão de reais de faturamento, o aplicativo em breve permitirá vendas de e-books em sua plataforma, impulsionando o trabalho de escritores independentes. Juliane Andrade, autora de 23 anos que utiliza o Universo para publicar pequenas crônicas, considera o aplicativo “uma ótima oportunidade para quem está começando a publicar seus livros”. A estrategista de marketing já havia lançado obras próprias em outras plataformas, mas considera o Universo a mais dinâmica.

O Universo se insere num cenário de aplicativos literários ao lado de grandes nomes, como Google Reads e Skoob, consolidados entre os leitores brasileiros. Para William, sua plataforma, a única exclusivamente brasileira do mercado, se diferencia porque reunirá todas as etapas de produção literária, desde a inspiração até a venda. “Queremos até mesmo utilizar Inteligência Artificial para colocar tudo o que os leitores e autores brasileiros procuram em um único universo.”

* Estagiária sob supervisão de Thales de Menezes

Outras matérias