7 atitudes saudáveis de um bookaholic para melhorar os hábitos de leitura

* Por William Costa Rocha, criador do App Universo
Bookaholic é o nome dado para pessoas viciadas em livros. Os amantes da leitura encontram nesses objetos grandes companheiros para aprenderem coisas novas, buscarem ajuda para problemas específicos, viajarem no tempo, conhecerem outras realidades e assim por diante.

Entretanto, como todo hábito, a leitura conta com boas práticas que podem ajudar as pessoas a curtirem ainda mais essa paixão da melhor forma possível. Se você se identifica com a designação de um bookaholic ou conhece alguém assim, confira abaixo atitudes saudáveis para serem cultivadas que vão ajudar a manter o hobby e a rotina de leituras sempre em equilíbrio.

Saiba o porquê você está lendo uma obra

Antes de começar uma leitura, procure perguntar a si mesmo: “Por que estou lendo essa obra?’’. Definir um objetivo ajudará na hora de priorizar os títulos que forem mais importantes em um determinado momento, otimizando o seu tempo.

Registre suas leituras

Para acompanhar quantas e quais leituras foram feitas em um espaço de tempo (meses, semestres, anos etc.), é possível utilizar diferentes ferramentas de controle, como caderno, bloco de notas do celular, aplicativos, entre outras. O importante é ter um espaço para registrar as obras lidas e até acrescentar suas impressões sobre cada uma delas.

Compartilhe com outros bookaholics

Compartilhar experiências é sempre gostoso. Trata-se de uma iniciativa para dividir os aprendizados. Procure se conectar com outros bookaholics para que possa compartilhar esse grande vício pelos livros e, juntos, descobrir novas e melhores maneiras de cultivar essa paixão, com direito à troca de recomendações literárias.

Fique de olho na sua postura

Para quem ama ler, qualquer lugar é propício para abrir um livro. Mas já reparou na sua postura enquanto está lendo? É preciso cuidado para que esses momentos gostosos de lazer não se tornem uma verdadeira dor de cabeça para a saúde do seu corpo. De acordo com especialistas, a melhor pedida é ler um livro sentado, com a coluna apoiada e, principalmente, com os pés no chão.

Planejamento é fundamental

Como a paixão por livros é grande, planejar quais serão lidos e qual a frequência de leitura por dia pode ajudar a administrar esse hobby. A partir de um planejamento, fica mais fácil saber como seguir o ritmo de leitura.

Escolha bons lugares para a prática

Ler é um exercício que requer foco e concentração, portanto procure lugares silenciosos, como uma biblioteca ou livraria. Evite ficar perto de objetos que possam distrair a sua atenção, como celulares e computadores. Dessa forma, aproveita-se muito mais a experiência.

Utilize aplicativos para acompanhar seu processo

Hoje em dia existem aplicativos com possibilidades diversas para amantes do universo literário. Dentro deles é possível recomendar leituras, ver recomendações de usuários, além de trocar experiências, como sugerido no item três.

A tecnologia tem se colocado cada vez mais a favor do ser humano, facilitando processos e abrindo enorme leque de opções de como viver as nossas paixões e os nossos interesses da melhor forma possível. Os apps literários são ótimas ferramentas para se aprofundar nesse universo, adquirindo conhecimento e até fazendo amizades com pessoas que compartilham gostos semelhantes.

*Por William Costa, fundador da App Universo. Criador da App Universo a nova rede social para amantes de literatura.

Outras matérias